O
painel produzido em Nuremberga, e que é parte integrante de um retábulo
medieval que terá sido encomendado para o convento das Clarissas Pobres de
Nuremberga, faz parte com outros que retratam momentos da vida de Santa Clara.
Este
episódio deu-se ainda antes da conversão de Clara, no Domingo de Ramos de 1212
quando São Fransisco a terá convidado a assitir à referida missa com as sua
mais ricas vestes, pois provinha de família rica e bem posicionada. Aí, o Bispo
de Assis oferta a Clara uma palma, num gesto simbólico orquestrado por São
Franscisco tendo a Santa nessa data 18 anos. Pouco depois, Clara foge de casa
deixando para trás a sua vida de riqueza e luxo simbolizado pelo corte dos seus
cabelos que podemos entender pela presença da tesoura nas mãos de São
Francisco, estigmatizado. As suas ricas vestes desaparecem para dar lugar ao
conhecido hábito das clarissas. As três figuras encontram-se nimbadas, sendo
acrescentado ao bispo a mitra e a clara uma coroa aludindo à sua condição de
nobre.
O
Bispo de Assis entrega a palma a Santa Clara, Metropolitan Museum of Art, ca.
1360, originário de Nuremberga