A
principal causa para a inclinação do Homem para o pecado é pela acção do
Demónio. A interpretação cristã do Genesis reconta a Queda do Homem e a sua
expulsão do paraíso terreste, consequência do pecado original, cometido como
resultado da fraude cometida pelo diabo em relação a Eva.
Na
Idade Média, num esforço para tornar o demónio presente na vida humana,
pintores, escultores, canteiros criaram as mais fantásticas imagens alguma vez
imaginadas, todas elas criações espontâneas de homens que acreditavam
verdadeiramente que estavam sujeitos a tais perigos. Assim, a decoração de
portais, óculos, capitéis e mísulas apresentam figuras de monstros diabólicos
que representam a fúria do demónio e dos seus assistentes.
Gradualmente,
a representação da tentação, começa a tornar-se limitada a certo episódios da
vida de alguns santos que eram invocados precisamente porque suportaram
terrivelmente os enganos e as tentações.
A
tentação de São Bento, 1125-40, capitel de coluna, Vézelay - Basílica de
Sainte-Marie-Madeleine